INTRODUÇÃO
Cenário Atual:
A falta de visão sistêmica para o setor de transportes, em sucessivas administrações políticas, provocou a situação atual: a saturação de veículos nas cidades brasileiras e todos os transtornos que isso gera, além de uma estrutura decadente de transporte público.
Segundo o relatório da Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotores (Anfavea), a produção de vendas em abril de 2008 foi um recorde histórico: pela primeira vez, foi ultrapassada a marca de 300 mil veículos. O setor automobilístico acumulou no Brasil, nesse período, expansão de 35 % no total da vendas.
Em contrapartida, o crescimento urbano e a periferização da população provocaram o aumento das distâncias, dos tempos de viagem e dos custos dos deslocamentos. O planejamento dos serviços de transporte público não se adaptou a essa nova dinâmica e as redes de serviços não se adequaram às novas necessidades. De acordo com a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano), os serviços são deficientes, especialmente no que diz respeito à regularidade, flexibilidade e qualidade.
Proposta do Trabalho
Com o nosso trabalho, pretendemos discutir causas e conseqüências destes problemas e pensar em soluções sustentáveis. Para isso, usaremos o Método Ver, Julgar e Agir.
Questionamentos
A importância dos transportes nas metrópoles é inquestionável, uma vez que permite o acesso físico à educação, ao trabalho, ao lazer, à saúde. Como, porém, aliar responsabilidade ambiental às necessidades de locomoção da comunidade?
Quais são os principais sintomas desse quadro, no qual há crescimento na frota de automóveis particulares e defasagem do transporte público?
Quais são os principais sintomas desse quadro, no qual há crescimento na frota de automóveis particulares e defasagem do transporte público?
MÉTODO VER
Causas
- Consumo
O Século XX foi marcado pelo boom do automóvel, que se transformou em um sonho de consumo da era moderna. Já se foi o tempo no qual o carro era apenas um veículo de transporte. Atualmente, ter carro é sinônimo de status. As propagandas de automóveis investem na fantasia do consumidor, cada novo modelo explora um aspecto da personalidade de seu futuro dono: aventureiro, romântico, prático, requintado, etc.. Com o aumento de vendas, tornou-se um dos grandes problemas ambientais do planeta.
- Transporte Público Ineficiente
O problema é antigo. No governo JK, o entusiasmo com o automóvel levou o ex-presidente a apostar todas as fichas no “rodoviarismo”. Agravou-se, assim, o processo de decadência dos trilhos em favor do asfalto. O
transporte individual justificava investimentos maciços dos contribuintes, condenando os bondes, os trens, o metrô às migalhas do orçamento do setor de transportes. Com a alegação de serem grandes empregadoras, embora hoje precisem de cada vez menos operários para produzir carros, num setor cada vez mais mecanizado, as montadoras obtiveram generosos subsídios e preciosas reduções de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
transporte individual justificava investimentos maciços dos contribuintes, condenando os bondes, os trens, o metrô às migalhas do orçamento do setor de transportes. Com a alegação de serem grandes empregadoras, embora hoje precisem de cada vez menos operários para produzir carros, num setor cada vez mais mecanizado, as montadoras obtiveram generosos subsídios e preciosas reduções de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Consequências
Considerando as principais causas do caos do transporte urbano no Brasil, vamos analisar algumas conseqüências.
- Poluição do ar
A poluição urbana é um sério problema ambiental que vem se agravando nos países em desenvolvimento. No Brasil, as concentrações de poluentes atmosféricos têm crescido rapidamente nas principais regiões urbanas durante as últimas décadas. Esta expansão tem ocorrido principalmente devido ao crescente número de veículos automotivos em circulação. Os problemas de saúde causados pela poluição do ar em grandes cidades variam desde irritação nos olhos a problemas respiratórios, causando custos diretos e indiretos para a sociedade.
As poluições do ar e sonora decorrentes da enorme frota são vivenciadas diariamente pelos moradores das grandes cidades. Segundo o relatório de qualidade do ar, publicado no ano passado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), no estado de São Paulo, os veículos são responsáveis por 97% das emissões de monóxido de carbono, 97% de hidrocarbonetos, 96% de óxidos de nitrogênio, 40% de material particulado e 35% de dióxido de enxofre.
Os indesejáveis poluentes advêm não apenas do escapamento dos veículos, mas também de outras fontes de emissão de material particulado, como o desgaste dos componentes dos freios e dos pneus, além do atrito à superfície da estrada, como explica o guia de qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde. O guia destaca que os veículos emitem partículas para o ar também por meio da suspensão de partículas presentes nas superfícies das ruas e estradas, dados difíceis de contabilizar e que não são normalmente levados em consideração nos inventários de emissão nos quais as legislações se baseiam. O material particulado, que envolve fumaça, partículas inaláveis e partículas totais em suspensão, possui grande importância em termos de saúde, pois penetram profundamente no aparelho respiratório, podendo desencadear ou agravar diversas doenças respiratórias. Além disso, o material particulado de pequeno diâmetro foi fortemente associado com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.
Com o intuito de quantificar o impacto da poluição do ar nos níveis de morbidade e mortalidade em sete cidades brasileiras, Nelson Gouveia e Izabel Marcilio, da Faculdade de Medicina da USP, estudaram o número de internações e mortes atribuídas à poluição. Observaram que nos grupos de idosos e de crianças com menos de 5 anos, 4,9% e 5,5% das mortes anuais por problemas respiratórios foram atribuídas à poluição, respectivamente.
Outras conseqüências
Congestionamentos crescentes e perda de mobilidade, que causam enormes prejuízos à economia – atrasando o deslocamento de trabalhadores e produtos – além de modificar a rotina dos cidadãos;
Aumento da violência. Há registros de assaltos durante engarrafamentos, uma vez que, parado no trânsito, o motorista se transforma em vítima em potencial para assaltantes;
MÉTODO VER
Para analisar a viabilidade do uso de transportes alternativos, em toda sua significância, há de se questionar a realidade da comunidade na qual se deseja implantar as mudanças. Sendo assim, faz-se necessário o estudo teórico que auxilie nas transformações.
Bibliografia básica:
▪ Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento documento que visa a parceria global mediante a criação de novos níveis de cooperação entre os Estados;
▪ Redução das Deseconomias Urbanas com a Melhoria do Transporte Público: relatório sobre elementos de políticas públicas urbanas e uma estimativa dos custos urbanos decorrentes dos impactos dos congestionamentos como desperdício de tempo produtivo e de energia e aumento da poluição ambiental.
MÉTODO AGIR
A fim de conscientizar a comunidade sobre as opções de transporte alternativo e seus benefícios, criamos o blog: http://sinaltransporteverde.blogspot.com
Obrigado pela visita e passe adiante!
Aumento da violência. Há registros de assaltos durante engarrafamentos, uma vez que, parado no trânsito, o motorista se transforma em vítima em potencial para assaltantes;
MÉTODO VER
Para analisar a viabilidade do uso de transportes alternativos, em toda sua significância, há de se questionar a realidade da comunidade na qual se deseja implantar as mudanças. Sendo assim, faz-se necessário o estudo teórico que auxilie nas transformações.
Bibliografia básica:
▪ Agenda 21 : documento que consiste num programa de ação que viabiliza o novo modelo de desenvolvimento ambientalmente racional;
▪ Carta da Terra : declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade sustentável, no século XXI;▪ Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento documento que visa a parceria global mediante a criação de novos níveis de cooperação entre os Estados;
▪ Redução das Deseconomias Urbanas com a Melhoria do Transporte Público: relatório sobre elementos de políticas públicas urbanas e uma estimativa dos custos urbanos decorrentes dos impactos dos congestionamentos como desperdício de tempo produtivo e de energia e aumento da poluição ambiental.
MÉTODO AGIR
A fim de conscientizar a comunidade sobre as opções de transporte alternativo e seus benefícios, criamos o blog: http://sinaltransporteverde.blogspot.com
Obrigado pela visita e passe adiante!