quinta-feira, 10 de junho de 2010

Paris estuda lançar dirigível como transporte alternativo

A prefeitura de Paris apresenta na segunda-feira (19) um projeto que prevê a utilização de um dirigível como um meio de transporte alternativo e substituto de helicópteros em determinadas atividades.

A edição deste domingo do Le Journal du Dimanche informa que o balão teria 30 metros de comprimento, 17 metros de largura, 300 metros cúbicos de gás hélio em seu interior e uma autonomia de voo de 240 quilômetros para uma velocidade média de 60 km/h - ou de 150 quilômetros para deslocamentos a 75 km/h. O dirigível começaria a voar em 2011, movido a baterias de lítio recarregáveis a partir de painéis solares.

O secretário de Pesquisa, Desenvolvimento e Universidades, Jean-Louis Missika, está convencido de que o balão "pode substituir com vantagens o helicóptero em distâncias curtas". Para ele, seria "muito útil na detecção dos poluentes atmosféricos e na observação do trânsito, dos níveis de poluição ou da qualidade do isolamento dos edifícios".

Também está prevista a utilização do balão como meio de transporte complementar tanto para passageiros quanto carga, caso sejam solucionadas questões técnicas que agora limitam a capacidade dele. "Por isso é necessário um desenvolvimento tecnológico de alto nível", concluiu o secretário.

A concepção da aeronave, estimada em 2 milhões de euros, está a cargo dos pesquisadores da Escola Normal Superior de Cachan, que trabalham em parceria com algumas empresas e engenheiros de outros centros universitários. A polícia parisiense já utiliza dirigíveis para acompanhar o trânsito. Mas estes são alugados de uma empresa britânica. Outra intenção das autoridades parisienses é tornar o balão em uma espécie de símbolo da cidade, como a Torre Eiffel.

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